Boa noite!
Hoje fiz meu voo pela manhã no tupi. Com toda certeza foi melhor que o primeiro! Mais auto-confiança, mais “familiarizado” com o avião, checklists e área.
Fiz 1h de voo, totalizando 7 pousos. Hoje foi mais pra treinar panes simuladas e tipos de aproximação.
Após a decolagem inicial, fiz um pouso normal, sem flap. Depois de arremeter, iniciamos as aproximações de 90º, 180º e 360º. Essas aproximações geralmente são realizadas quando ocorre alguma pane, na qual você deve fazer uma parte do circuito sem motor (lógico que como é pane simulada, então o motor é colocado em marcha lenta =) )
Fiz então 1 pouso normal, 1 pouso de 90º, 1 pousos de 180º, 2 pousos de 360º, novamente 1 de 90º e o último foi um pouso full flap, normal. (Acho que a ordem foi essa 😉 ).
Agora com mais detalhes sobre os procedimentos de pouso:
Pouso de 90º: Aproximar a 600′ (acima da elevação do AD) na perna base, ao instrutor “pagar a pane” deve-se manter a velocidade em 80 kts, cuidando pra não chegar alto ou baixo demais. Utilizar flap a critério.
Pouso de 180º: Aproximar na altitude do circuito normalmente 1000′ (acima da elevação do AD). será “pagada a pane” no través da cabeceira de pouso. Manter 80 kts efetuar base e final conforme altitude. Na base deverá estar a aproximadamente 600′. Flap a critério.
Pouso de 360º: Subir para 1300′ (acima da elevação do AD). Alongar a perna do vento, pegando um ponto de referência no través da cabeceira. Efetuar base e final longa, pegando referência no eixo da pista. As referências servem para você manter alinhado, já que na vertical do AD, você não enxergará a pista. Então, na vertical da cabeceira (través da referência) será “pagada a pane”. Curvar imediatamente para efetuar a perna do vento. Deverá ingressar nessa perna a na altitude de circuito normal 1000′ (acima da elevação do AD). Posteriormente, é igual a uma aproximação de 180º.
Nas aproximações acima, tive um pouco maior de dificuldade na aprox de 360º. Em todas cheguei alto demais, embora tenha conseguido efetuar o pouso.
Vou tentar marcar meu recheque e um ou dois dias antes da data, farei mais 1h de voo para repassar o que poderá ser pedido no recheque.
Abraços e até lá! 😉
fala comando td bem ?
voo fazer os procedimentos no fs hehehe
um abraço e bons voos ..
Tudo tranquilo André!
Vai logo pegando os macetes que você será o próximo! hehe
Valeu o comentário!
Abraços