Ae pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre minha aprovação na banca de PLA.

Depois de ter checado o PC/IFR, saí de Bragança Paulista/AP para Belém/PA para ficar uns dias e aproveitar pra renovar o CMA (Antigo CCF) e fazer a banca de PLA e mais outras coisinhas que não estavam em dia.

Fiquei aqui aproximadamente 22 dias até conseguir agendar minha banca de PLA, que foi no dia 23 de março.

Então desde minha chegada, ou alguns dias depois comecei a me preparar para a banca. Trouxe comigo na viagem meus livros de “Regulamentos de Tráfego Aéreo” do Autor Plínio Jr, e “Aerodinâmica de Alta Velocidade” do Autor Saintive. Então estava faltando apenas o livro de “Performance de Aviões a Jato – Peso e Balanceamento”. Tentei conseguir com amigos aqui, mas sempre dava desencontro; tentei pedir de um amigo pelos correios e também não consegui. Mas consegui que me mandassem um resumo de todas as matérias, incluindo questões de simulados anteriores da ANAC e de sites de aviação que oferecem o serviço.

Então minha preparação foi assim. Reli os livros de REG/IFR,  TV de Alta Velocidade e para fechar, li 2x o resumo do livro Performance/P&B, fazendo ainda todas as questões dos simulados que consegui durante o tempo que me sobrou para estudar para a banca.

Minha banca estava marcada para as 09:30. Cheguei um pouco antes das 9, me apresentei e iniciei o exame antes do horário, já que não havia ninguém utilizando os computadores ainda.

Falando um pouco das questões sobre Regulamentos IFR, a banca tratou de  perguntar muito sobre as classes dos espaços aéreos ATS, quais serviços (informação de voo, alerta e controle de tráfego) eram oferecidos que tipo de separação era realizada em cada classe. Também perguntou sobre o circuito de tráfego VFR, todas as pernas (contra o vento, través, do vento, base e reta final). Altura que se realizava o circuito. Uma única questão sobre CBA e  acredito que duas sobre o SIPAER.

No exame de Performance e Peso e Balanceamento, foram  cobradas muitas questões sobre o funcionamento conjugado do spoiler com ailerons internos e externos, nas e baixas velocidades. Sobre o número Mach em determinada altitude, fornecendo a TAS do avião e a velocidade do som na respectiva temperatura. Efeitos como o Tuck Under e Duth Roll. Centro de Gravidade e Centro de Pressão, efeitos do enflechamento da asa e causas e efeitos da onda de choque.

Acredito ter me saído bem, acertando 15 questões de REG/IFR e todas as 20 questões de Performance e P&B. Logo, valeu muito a pena ter estudado pelo resumo do livro, apesar de ser bastante objetivo e precisar ler umas 2 ou 3 vezes pra poder  entender melhor os conceitos e  consegui absorvê-los não só para prestar a banca, mas pra fazer parte do nosso dia a dia.

Pra quem deseja se preparar também, aqui vão os materiais que utilizei pra estudar:

  • Livro “Regulamentos de Tráfego Aéreo IFR/PC/PLA” – Plínio Jr (Ver)
  • Livro “Aerodinâmica de Alta Velocidade” – Saintive (Ver)
  • Resumo do Livro “Performance de Aviões a Jato – Peso e Balanceamento” – Saintive (Ver Livro - Ver Resumo)
  • Simulado de Questões de PLA (Perguntas e Respostas PLA)

Aeronaves

Agora só me resta renovar o CMA que devo fazer na semana que vem no Hospital da Aeronáutica de Belém (HABE)! Depois eu digo como foi! :)

comentários
  1. penery disse:

    Camecran, você é o cara, confio muito no teu potencial e sei que será um excelente profissional, como quando trabalhamos juntos na ECT, um abração.

    • camecran disse:

      Valeu Pedrão!! Sucesso pra ti também! Abraço!!

      • Adriano Barduco disse:

        Camecran,
        Boa tarde!

        Cara estou muito afim de tirar o breve de pp e pc, qual meu primeiro passo tem como você me auxiliar. O curso teorico e obrigatorio ou consigo estudar em casa pra fazer o curso?

      • camecran disse:

        Boa tarde Adriano! Agradeço o comentário. Embora eu recomende realizar o curso teórico de Piloto Privado em Aeroclube ou Escola de aviação, você pode também estudar em casa pra prestar a banca de Piloto Privado. A partir do PC, já é obrigatório fazer o teórico em escola ou aeroclube homologado. Abraços!

  2. emerson disse:

    valeu eu tambem vou prestar a banca para gmp preciso de materiais para estudo se puder me mandar desde ja agradeço mel i-mail é rebby.boy@hotmail.com obrigado

    • camecran disse:

      Boa tarde Emerson! Tenho apenas os materiais que publiquei. Os materiais de GPM eu tenho apenas em livro. Eles estão no site da bianch.com.br. Materiais digitalizados não tenho. ABraços!

  3. Dan G Freitas disse:

    Muito bom o conteudo do blog, parabens pela conquista e obrigado pelas informacoes! Sucesso!

  4. Guilherme disse:

    Parabens pela aprovaçao.
    Gostaria de saber se possuindo o PC Teorico tambem é preciso ter 21 anos para fazer a prova de PLA.
    Obrigado

  5. Cmte, bom dia. Sou rogerio, sou de Goiania-go, estou me organizando para fazer minha banca de PP e as horas de voo aqui pelo aeroclube de Goias. Gostaria de uma informacao sua. Eu conseguindo tirar PC MONO IFR e posteriormente fazer banca de PLA teorico, eu tenho chances de trabalhar em compahia aerea como co-piloto, ou somente tendo PC MULTI IFR checado.
    Ja conclui curso teorico, vou fazer a banca primeiro para depois fazer meu CMA, porem vou faze-lo de 1a classe tendo em vista que e possivel. Caso possa me dar algumas dicas fico grato, pois ja estou com 30 anos e estou com medo de depois nao conseguir um trabalho devido a idade.
    Desde ja abracos e bons voos.

    • camecran disse:

      Boa noite comando, beleza? Sim, você pode trabalhar em uma linha aérea como Co-piloto com o PC/MONO/IFR. Tenho um amigo que voa na Sete Linhas Aéreas e foi chamado uns 2 meses depois de checar o PC/MONO/IFR em Bragança Paulista junto comigo. A questão é saber se conseguirá ser chamado com poucas horas como ele conseguiu. Se você conseguir fazer as horas do PP em menos de um ano, você pode tranquilamente fazer o CMA de 1ª Classe. Caso leve mais tempo, sugiro que tire o CMA de 2ª Classe, já que vale por 2 anos e você não precisará renová-lo até começar a voar o PC. Em relação à idade, não se preocupe. Hora de voo é o que faz a diferença. Abraços!

  6. Hugo Juliano Javert disse:

    APOSTO QUE TA DESEMPREGADO ATE HOJE…

  7. Raphael Parizi disse:

    Belo post meu amigo. Por acaso voce consegue enviar ao meu email (prz.raphael@gmail.com) o resumo do livro de performance (3 link)? Não estou conseguindo baixr pelo scribd.
    Obrigado!
    Parizi

Deixe um comentário

